Nome de anjo, sugerido por sua vovó enquanto ainda era católica, protestou depois, mas o rebento e o registro já tinham sido efetuados, com efeito.
Por economia de tempo e espaço, coisa rara quando se mora em algum barracão com alguns irmãos em alguma periferira e dada a fanhosidade do primogênito, logo virou apenas Biel..
De família pobre aprendeu a ler na biblioteca da escola pública em que sua mãe púdica trabalhava; de faxineira, é claro..filho de algum filho da puta que nunca conheceu..
Foi fondo, levando aquela vidinha idiota que todos levamos, acrescida da pobreza material à espiritual, que os moradores de nossas miseráveis comunidades, por motivos óbvios, pois fica mais fácil viver e o estado controlar, bom pra todos; aprendem a cultivar como erva daninha..
Lia o que podia, quando queria, pois quando não queria, fazia o que podia.. de tanto se esforçar e por falta absoluta de algo melhor ou menos idiota que fazer, tomou gosto pela leitura, pois além de ser algo que fazia sozinho, privacidade é coisa rara em comunidades..uma vez que nínguem o acompanhava às bibliotecas, é claro..havia também o charme do diferente, do novo, do inusitado, vaidades que não conhecera até então..
Ocorre que Biel, em verdade não sabia fazer outra coisa que ler e arrumar estantes, filho de faxineira..além de serem ambientes, limpos e silenciosos, perfeitos para dormir depois do almoço, ou antes do jantar..pensou em estudar biblioteconomia, mesmo sem saber de que aquilo adiantaria, e nisso concordo com ele, digo; para que serve o curso de biblioteconomia, em um país em que nínguem lê..?
Enfim, foi o que fez..estudou em federal universidade, graduou-se e guardou-se em uma pública bibiloteca, ligada a seccional norte perto do bairro longe, do qual nunca conseguiu sair..
Mas Biel lia, e lendo ia longe, e as vezes voltava, lembrando de guardar os atlas, livros e mapas em que entre um babada e outra consultava e sonhava..
Ps: Na próxima Bie..nal de livros, arrumou um bico de vendedor de uma editora de poesia..Pobre Biel..nasceu pro fracasso..
Nenhum comentário:
Postar um comentário