segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fale..Mas Não Escreva!!!

Sou um veterano..eterno graduando da Fale-Ufmg..para quem não entende mensagens criptografadas, é a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais..Bonito Não?

Soa bem e fica lindo no curriculum..

Isso se tiver uma paciência de Jó ou de Jeca..

Isso se suas intenções com relação as letras se resumirem em dar aula em alguma escolinha púdica; ops, digo..pública..e não publicar nada além de artigos direcionados..e dá-lhe citacão..viva a nota de pé de página..
Longa Vida a Abnt!!!..para revistas acadêmicas..e que nínguem lerá..

Isso se você não for da Linguística e estiver interessado em ciência da linguagem..

Isso se você não for entrar em algum esquemão de alguma pesquisa desinteressante e direcionada a nada..ou que engorde a bolsa e o bolso de algum..OkOkOk..tudo isso tem sua importância e seu valor..uma necessidade preemente..Entretanto..Todavia..Contudo..E a Literatura?

A esta altura, onde está, que não a alcançamos..onde fica, que não a encontramos..

Acabam de inaugurar um Laboratório do Escritor..É lindo!Verdade seja dita..Fica no terçeiro andar da Biblioteca central..devem ter gasto "milhões" para reproduzir os escritórios-laboratórios de vários autores mineiros..Todos mortos..?!

Sugiro aos nobres reitores..professores..doutores..Um laboratório do Escritor Vivo!!!

Incentivemos a produção autoral.

Incentivemos aqueles que por amor ou falta de juízo insistem em acreditar na impossível possibilidade de se dedicar às letras, na faculdade de letras..

Pois meu caro, se você gostar de ler..tiver algum interesse verdadeiro em literatura, desejar ardentemente desenvolver alguma pesquisa nova, ou trabalhar com algum autor específico..mesmo que canonizado..ficarás horrorizado..desanimado...pois descobrirás que a FALE ..só Fala!Não escreve..e se você escreve..Problema Seu..farão de tudo para ignorá-lo, correrão de você nos corredores..rirão de você nos bastidores..cuspirão nos seus escritos..sem pudores..

Escrevo este desabafo idiota de um incunábulo da biblioteca da tal fale..com medo de perder o brio..com receio do jubilo..com o coração partido..perdido em alguma prateleira desta pequena biblioteca..e como um rato de biblioteca..acuado..DESENGANADO..

5 comentários:

  1. Querido (you know I mean it), não sei se as escolas formam escritores. A arte é uma questão de muita sensibilidade. Acredito que a escola e a vida possam ajudar as pessoas a desenvolverem sensibilidade, mas não a ponto de criar um artista. Suas críticas são muito bem-vindas e eu concordo que a FALE precise realmente trabalhar mais para as pessoas que não querem ser professoras ou pesquisadoras. Precisamos realmente pensar nisso e desenvolver essa terceira margem. Você é escritor. Você é artista. Você tem muita sensibilidade. Aproveite esse seu talento e escreva, publique, crie, fale, independente das suas experiências na Fale.

    ResponderExcluir
  2. A propósito..ERRATA!

    Tem um sim..E não quero matá-lo..É o Sr. Carlos Herculano Lopes..Vida Longa aos escritores Vivos!!!

    Ass: Guaraci Merlhieg

    ResponderExcluir
  3. Querida eterna professora..fico enaltecido com seus elogios e compreensão..quero que entenda que não se trata de um ataque deliberado, quando muito uma provocação..e um desabafo, como disse.
    Não se vive de escritor, poeta em particular, nesse país..Por isso quero sim, ser pesquisador em Augusto Dos Anjos, e começar a traduzí-lo para o francês..a mais de dez anos..and you know that!Mas nem nisso encontro respaldo..Enfim..
    Abraços..Guaraci Merlhieg..

    ResponderExcluir
  4. Guaraci,
    Eu fiz algo parecido com o que vc fez em relação ao meu curso de ciências sociais,mas criticando a forma como as pessoas são taxadas na UFV (Universidade Federal de Viçosa) fui lixada por eles (alunos e professores) e acabei desistindo do meu curso. Acho muito válido o que vc está fazendo, temos que reivindicar nossos direitos e botar a boca no trambone quanto as nossas indignações. Tenha muita força e segurança de seus argumentos, pois eu nao tive e acabei desistindo de tudo. E se alguém resolver te criticar e te azucrinar a vida seja forte! Muito bem pelo seu protesto passarei pra frente!
    Mariana Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Prezada Mariana,

    Fui criticado a vida inteira por motivos que já nem mem lembro mais..venho desenvolvendo uma veia cínico-crítico até mesmo em função disso..além do que já fui jubilado da federal uma vez..tenho knowhow!!!e certeza do que falo e reivindico..penso que é vergonhoso a falta de apoio da Fale aos que tentam produzir literatura.

    Mas o fato é que muitas vezes precisamos dar uma horrorizada nesse estabilishment e uma desengessada forçada nessas múmias endêmicas da acadêmia..ESPALHE A PALAVRA!!!

    Leia e siga o blog..se gostar de poesia..

    Abraços..Guaraci Merlhieg..

    ResponderExcluir