segunda-feira, 15 de julho de 2013

Academia Mineira de Letras!!!

De longe, sempre de longe..

Avistei, ave rara..e pela primeira vez
em longos anos, sempre longos..

Sempre longes..

Como um castelo abandonado que ví, uma vez,
na região de Limoges..

Uma porta aberta na varanda
do segundo andar..

-lá em cima, alta torre de marfim-

Distante enfim; crepuscular..

Academia Minerva de Letras!?
Me enerva saber, que não sei, o que sabem..saber..o que fazem..

Parece que levantam livros, fazem o footing pelos corredores, spinnig pelas escadas em espirais, espirram o pó do tempo..enxotam xoxotas-escritores amadores..amadores das letras como vós..

Sem Voz!!!

Guardadas pelos guardiões de todo o conhecimento..conhecimento distante, feito de rancor e cimento!

Ah! & pulam estantes-estanques..pusilânimes!!!

Vermes que se pensam pensantes.

Não sei bem, ninguém o sabe..
Sabe-se lá, o que se faz por lá?!

De todo, e até onde sei, as letras já vem prontas, e..

É coisa do homem, que sem o que fazer, as organiza, barbariza, enfatiza..fratícidicamente falando..

Ví por uma fresta homens fardados, qual generais, em festa, dando, ou pretendendo lhes dar algum uso; ou sentido.
-fardando ou forjando..fatos ao fatídico fado, ao brado do eterno bardo-

Bem sei, que não faz sentido!

Entretanto, todavia, contudo, sem nada melhor pra fazer, -"entrei um dia nessas catedrais."

Vi velhos brancos como fantasmas, sem almas..flanarem ufanados em passeata até seu anexo-desconexo..uma ponte que desce do olimpo e sobe a bahia..

Corri pra pia..batismal, me lavei em lágrimas..e passaram ao lado, ao largo, dos que lá também, pombos famintos, migalhas aguardavam..

Mestre, doutor ou bacharel..Madame benemérita das artes e seu chapéu..
-alta costura x baixa cultura-

Não sei bem, ou sei bem, mas finjo melhor ainda..Aída!Verdi veio ver-te vestido de verde oliva..

Eu; cego que sou, não vejo..aonde em alguns setores, se acabou por fim, a ditadura?!


4 comentários:

  1. Prosa profética..Ops, digo..apoplética..perdão..quis dizer..poética..ou, sem ética, melhor dizendo?E tenho dito!
    O que disse mesmo..enfim..fim..

    ResponderExcluir
  2. Aliterando castigat morus : que as pregas desses vates infeccionem.
    Como nas academias de musculação,é apenas um prédio cheio de espelhos por dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Urso..daqueles espelhos de circo..é o que imagino.. :)

      Excluir
  3. Tem uma frase, frase solta no final do primeiro volume do Crime & Castigo, que o Dostoiévski me solta a mais espetacular sentença filosófica que me lembro na literatura, que não me sai da cabeça, e que me parece perfeita para o caso..

    "Eu não sou senão um piolho inchado de estética."

    ResponderExcluir