quarta-feira, 25 de agosto de 2010

GREVE DA ARTE, VINTE ANOS !!!


Entre 1990 e 1993, um grupo radicado em londres, o Grupo Práxis; baseado no ArtStrike promovido em 22 de maio de 1970¹ em Nova Iorque, e apartir de leituras críticas a arte situacionista européia, movimento este anterior a Pop Art e ao Expressionismo Abstrato..

Convocou a Greve Da Arte, no que seriam três anos de estímulo a não produção consciente de qualquer tipo de arte, como uma forma de estimular o debate crítico em torno do conceito de arte, sem grandes fins práticos, apenas como exercício .. é claro que foi um fracasso, mas a idéia ficou e assim como os Dadaístas, os grevistas da arte reconheciam que tanto a arte quanto o artista são culpados em sua participação quanto qualquer mercadoria ou trabalhador..fizeram e divulgaram seus trabalhos e manifestos através da Arte Postal, ou Rede Eterna, como gostavam de chamar, antecipando em meu entender até mesmo as Webs..Redes..

Dando voz a Sadie Plant, um de seus articulistas-ativistas, que na primavera de 90 escreveu na revista Here and Now;


A Propaganda da Greve da Arte anuncia que ela terá como efeito trazer a luta de classes ao domínio artístico. Argumenta-se que a arte mais radical e os artistas mais radicais estão na realidade apoiando as relações sociais capitalistas mesmo quando se propôem a subvertê-las; assim a prática artística deve ser interrompida, já que estabiliza e nutre essas relações sociais que as suas formas mais oposicionistas pretendem contestar..

A proposta do silêncio ao invés de o silêncio em sí, a propaganda ao invés do ato, como uma forma de expor em vez de escapar da recuperação, como queria seu mentor, Stewart Home..

Pra saber mais compre, ou roube, o Livro Baderna, Manifestos Neoístas da Editora Conrad..


No dia 20/10/10.. Não Compre, Não Venda, Não Faça Arte..

Se pintar; compor ou escrever, queime, depois de ler-ver..!?

Ou apenas envie um postal a um ex-amigo ou ex-amante.. se preferir, à tudo isso!


¹-What´s to be done about art.(Art and Confrontation; N.Y. Graphic Society,1968)

5 comentários:

  1. O Greve da Arte foi o negócio mais sensacional e non sense que surgiu, talvez e desde o Dadá!!!
    GO GREVE!!!

    ResponderExcluir
  2. Como Artista acho uma palhaçada de quem não é..

    ResponderExcluir
  3. Já nós do Heranças que não somos; Comemos Artistas!!!Todo dia no café da manhã..

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA!!!Essa foi ótima, tb como, principalmente se for gata..

    ResponderExcluir
  5. O amigão devagar no ardor aí faz favor, pq este é um ambiente familiar, e intelectualizado..Grato..
    Ass:Os Leões de chacara das Chacarás adquiridas por este blog com os futuros dividendos advindos da venda dele para a editora do Pau no Coelho..digo; Pulo do Coelho,ou melhor,Paulo Coelho,Ufa..Se ele me processa,fico Rico!!!

    ResponderExcluir